Por Rob Ashtoffen
O Chaiss – banda com 10 anos de resistência e atividade nas ruas de São Paulo, parceiros do Jazz na Kombi organizando encontros com músicos como Casey Scheurell e Chris Daddy Dave, tocando jazz pelas ruas de São Paulo, promovendo uma cena independente e voltada para a música feita na rua, fará um show Chaiss Quarteto_Jornada Transcendental no Sesc Belenzinho agora no dia 7 de julho (sexta-feira) às 21h para lançar o clipe do nosso novo single (que dá nome ao show) e iniciar a divulgação de segundo disco, Charas, que no segundo semestre de 2017 estará disponível nas plataformas digitais (Spotify, Google Play, Deezer, etc) e, futuramente, em vinil.

Chaiss Quarteto durante a gravação do álbum Charas. Foto: Welder Rodrigues
O single de lançamento do disco Charas conta com um vídeo clipe protagonizado pela ‘bicha, trans, preta e periférica, bailarinx, performer e terrorista de gênero’, Linn da Quebrada, como ela mesma se define. A produção conta com o grupo audiovisual Cinefoto Colapso e vídeo mapping de Luciana Ramin (Agrupamento Andar7). O clipe é uma interpretação performática de dança de Linn para a música Jornada Transcendental com elementos visuais de vídeo mapping, luz e sombra, projeções e efeitos. A locação do clipe conta com a parceria da Sub Galeria que recebe artistas urbanos para expor suas obras de resistência e subversão.
O show no Sesc Belenzinho, compõe a programação do Jazz Clube e apresenta o repertório do novo disco, além de músicas do primeiro disco Aʄroδιsια, lançado em 2015 e que contou com a estreia do clipe da música Free Beise no Jazz na Fábrica no SESC Pompéia, no mesmo ano.
O novo disco, Charas – a resina obtida de uma planta sagrada da Índia utilizada em rituais politeístas -, traz a simbologia mística que nos leva a uma viagem transcendental pelos cinco temas, misturando diversas influências do jazz contemporâneo, rock progressivo e música experimental. Algumas melodias remetem a Stevie Wonder, outras mais introspectivas com influências do rock progressivo dos anos 70.
A arte da capa e conceito visual fica a cargo do designer Thiago Amarante (Mantega)
O disco foi gravado em um dia no Estúdio Pipa, capitaneado por Thiago Duar (Mental Abstrato e Afrobombas). Gravado ao vivo, o disco conta com os sintetizadores de Thiago que abrem a novas experimentações a estética da banda. Em formato quarteto, o saxofonista Vinicius Chagas alterna entre a flauta e o sax tenor, o guitarrista Éder ‘Hendrix’ Martins explora os efeitos de guitarra criando ambiências que dialogam com os sintetizadores. A cozinha de Fábio Albuquerque e Rob Ashtoffen sedimentam as texturas e as frases influenciadas pelo bebop, com explosões catárticas em ápices dos solos de Vinicius e Éder. A mixagem conta com Zeca Leme (BTG Studio) e produção do próprio quarteto.
Serviço do show
Jornada Transcendental_ Chaiss Quarteto
7 de julho (sexta-feira) às 21h
Sesc Belenzinho | teatro | 90 min | jazz
Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: de R$ 6,00 a R$ 20,00







